sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Molho de Tomate Industrializado X Saúde

Perambulando pela rede, buscando referências, informações, novidades, inspiração e tantas outras coisas, deparei-me com o "Rainhas do Lar", das meninas Faby Zanelati, Kátia Najara e Sí Veloso, com muitas dicas, receitas (culinárias) deliciosas e informações como esta:

Molho de Tomates em caixas ou enlatados podem ser prejudiciais à sua saúde.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Pro Teste – analisou 30 marcas de molhos de tomate industrializados. Dessas, apenas oito são recomendadas ao consumo pela Pro Teste.

Dos enlatados, o Jurema Salsatelli foi apontado como o melhor do teste. Já o Cêpera foi classificado como a escolha certa, que significa melhor relação custo x benefício. Os outros cinco avaliados positivamente foram: Knorr-Cica Pomarola, Sendas, Great Value Luppini Pronto e Fugini. Entre os molhos de caixinha, somente um é recomendado: Knorr-Cica Pomarola, considerado como a escolha certa e o melhor do teste.

Durante o teste, foram encontrados pêlos de roedores em duas marcas: Tomatino – em lata – e Arisco Tarantella – em caixa. Em 16 molhos foram encontrados fragmentos de insetos e larvas e, em alguns casos, o bicho foi encontrado inteiro. São eles: Big, Carrefour, Cirio, Etti Salsareti, Mais por Menos, Olé, Peixe Tomatelli, Tomatento, Predilecta – todos em lata -, Etti Salsaretti, Olé, Palmeiron, Parmalat, Peixe Tomatelli, Quero e Tomatino – em caixa.

Além disso, foi realizada uma avaliação para determinar possíveis contaminações que o produto pode sofrer. As marcas foram submetidas a temperaturas ideais para o desenvolvimento de microorganismos. Cinco delas produziram gás e estufaram: Comprebem, Extra, Predilecta, Quero Marinara e Tradelli.

Ao final, foi concluído que sete produtos oferecem risco à saúde por terem propensão à deterioração. São eles: Comprebem, Extra, Quero Marinara, Predilecta, Tradelli e Tomatino – todos em lata – e Arisco Tarantella – em caixinha. Todos estes foram eliminados do teste.

A Pro Teste já entrou com ações nos Fóruns Central e do Jabaquara, em São Paulo, pedindo para tirar de circulação os produtos reprovados. O intuito é que haja a busca e a apreensão desses molhos de tomate nos supermercados da Companhia Brasileira de Distribuição (Extra e Pão de Açúcar), Carrefour e Wal-Mart (Big), conforme solicitado nas ações.

(Texto de Soraia Abreu Pedrozo - Equipe DiárioNet - Publicado em 05/07/2006

Link para a matéria

5 comentários:

  1. Olá Maria
    Fiquei tão encantada com o comentário que deixaste no meu blog, que vim te conhecer.
    Adorei o teu blog é super acolhedor, com tudo lindo parabéns, se todas as Marias tivessem destas manias o mundo era um mar de rosas...
    bjsa da avó guida

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que guardei o signo escorpião, obrigada
    bjs da guida

    ResponderExcluir
  3. simplesmente Maria, o seu blog e lindo, alem de ser uma artesã maravilhosa, esta preocupada com o meio ambiente, tb; vi as reportagem sobre o oleo domestico, e aqui no RJ. nao ha recolhimento como em SP. hoje mesmo ja guardei o oleo usado em uma garrafa PET. Os brincos sao lindos. visite o meu blog; luciacrochet.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. intiresno muito, obrigado

    ResponderExcluir

Olá,

obrigada pela visita e que ótimo que veio deixar sua impressão. Alegram-me os comentários, as sugestões, os pedidos e até mesmo as críticas - servem-me de estímulo para melhorar a cada dia.

Beijinho,

Maria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...