sábado, 5 de agosto de 2006

Gorduras Nossas de Todos os Dias

Eu sei que não tem ligação alguma com a intenção do blog, no entanto, está entre minhas manias, ler as informações contidas nos rótulos dos alimentos enquanto preparo a comida ou enquanto faço meu lanche. E foi assim, durante um lanche que, lendo as informações no rótulo da margarina, pude saber entre suas gorduras está uma vegetal interesterificada. Mas o que significa isso? Foi o que resolvi descobrir. Achei interessante colocar aqui, parte da matéria onde me informei.

Créditos e endereço para saber mais, no final do post.

Os tipos de gorduras que encontramos entre os ingredientes dos alimentos industrializados

Saiba quem são os vilões e os aliados da boa saúde

Gorduras trans (ou ácidos graxos transversos) - São o resultado do processo de hidrogenação, usado na indústria para transformar os óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Presentes em batata frita, margarina, biscoitos, bolachas, pães, salgadinhos de saquinho. Não traz nenhum benefício e aumenta o colesterol e risco de doença cardíaca.

Gorduras saturadas - Presente principalmente em alimentos com gordura animal, como carne, leite e manteiga. Os únicos vegetais que possuem este nutriente são os óleos de palmeira e de coco. Alguns tipos de gordura saturada podem entupir as artérias. Limite-as a menos de 10% do total de sua ingestão de calorias.

Gorduras insaturadas - São as mais saudáveis que existem e estão divididas em monoinsaturadas e poliinsaturadas. Contêm fatores omega 3 e omega 6, que ajudam a reduzir o LDL (colesterol ruim).

Monoinsaturadas - Presentes em azeite de oliva, abacate, amendoim. Abaixa o LDL e o colesterol total.

Gorduras poliinsaturadas - Têm como principais fontes os óleos vegetais (de milho, girassol e soja) e seus derivados, castanhas em geral, sementes de linhaça e gergelim, e peixes de água fria, como sardinha, atum, salmão, bacalhau e truta.

Gordura vegetal interesterificada - Derivada de uma fração modificada do óleo de dendê, chamada óleo de palma. Uma alternativa que algumas indústrias têm utilizado para substituir a gordura trans.

Texto extraído da matéria: Consumo em excesso das trans cria círculo vicioso (Correio Popular - Cidades - 09/7/2006) do site da Assessoria de Comunicação e Imprensa - UNICAMP

Um comentário:

  1. Perfeitos, vc é uma grande artista, e de talento e criatividade, mãos abençoadas,
    adorei tudo principalmenteos comentarios sobre as gorduras, de fato, se é prejudicial ao organismo
    a natureza tb agradece os cuidados.
    Postei só aqui, mas te parabenizo pelo espetáculo de trabalho, voce é uma das minha preferidas com esses colares.Deus te abençoe.
    Com carinho Sol

    ResponderExcluir

Olá,

obrigada pela visita e que ótimo que veio deixar sua impressão. Alegram-me os comentários, as sugestões, os pedidos e até mesmo as críticas - servem-me de estímulo para melhorar a cada dia.

Beijinho,

Maria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...